<< Click to Display Table of Contents >> COMPRA_05 - Importação |
![]() ![]() ![]() |
Tem como objetivo registrar e acompanhar um PROCESSO DE IMPORTAÇÃO, que será base para emissão da nota de entrada e apurar o custo da importação. Deverá haver um ou mais pedidos de importação para cada processo.
Normalmente, empresas utilizam como numerador de processo, um número sequencial dentro de um ano. Exemplo: 1/2022, 2/2022, etc.
Uma importação poderá ser feita em qualquer moeda, informada no pedido de compra como MOEDA FOB. No ato do registro da DI, deverá ser informado obrigatoriamente o PTAX em U$D (dolar comercial) e da moeda FOB. Caso seja a mesma, repetir o PTAX para as 2 moedas.
As despesas de importação deverão ser informadas conforme um cadastro prévio de Despesas de Importação.
A DI estará dividido em ADIÇÕES, conforme os NCMS dos produtos importados. Cada NCM é uma adição e por sua vez, cada produto dentro da adição é uma Sequência da Adição. Esta informação é obrigatória pois deverá constar na nota de entrada de importação.
Uma DI poderá conter mais de um pedido de compra e mais de uma invoice. Quando um pedido não é atendido totalmente, não entrará na invoice e ficará como saldo (backlog). Caberá ao gestor, cancelar ou não o saldo de pedidos não atendidos. Qualquer alteração de quantidades ou valores, será feita no pedido e não no registro da DI.
Despesas de Importação.
Deverão ser relacionadas todas as despesas inerentes a DI sendo que algumas delas farão parte da nota de entrada (PIS, COFINS, II, SISCOMEX e Despesas Aduaneiras) e outras somente para apuração do custo da importação. Quem define se a despesa fará parte ou não da nota de entrada é o Cadastro de Despesas.
Roteiro de uma importação:
1) Pedido de compra é colocado quando é fechada a importação junto ao fornecedor.
2) Abrir o processo de importação e numerá-lo de acordo com sua conveniência.
3) Informar as despesas referentes ao processo.
4) Registrar os adiantamentos para despesas.
5) Quando a mercadoria chegar e o desembaraço for feito, teremos a DI que deverá ser conciliada com o processo.
6) Uma vez feita a conciliação e suas respectivas despesas, utilizar a função de Faturamento Sem Pedido que carregará os dados do Processo para a nota de entrada.
7) Depois da nota de entrada emitida e a mercadoria chegar na empresa, utilizar o módulo recebimento para dar entrada na nota, carregando o estoque, financeiro e a baixa efetiva do pedido de compra.
Assuntos relacionados:
Adiantamentos:
Valores para adiantamentos FOB ou DESPESAS, poderão ser inseridas diretamente no módulo financeiro pela aba Adiantamentos.
Para alterações, poderá ser utilizado diretamente o módulo financeiro ou selecinado aqui os ADIANTAMENTOS e utilizando o botão 'Alterar Selecionadas'.
Será aberta a tela do financeiro com os adiantamentos selecionados. Uma vez alterados, ao voltar para a tela, o sistema recarregará os adiantamentos com as alterações efetuadas.
A inserção de adiantamentos deverá seguir a oritentação do seu departamento financeiro.
Alteração da Descrição do Processo/DI
Caso haja necessidade da alteração do 'Processo / DI' o usuário poderá entrar alterando um Processo. O sistema deixará o campo livre para ser alterado.
**CUIDADO COM ESTA FACILIADE**
A alteração deverá ser feita com critério.